quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Minha coleção de Figuras/Mangás: história, limpeza, organização e acomodação.

Em algum momento de suas vidas, provavelmente, todos terão algum tipo de coleção. Nos tempos de criança era comum que eu ou meus colegas colecionássemos álbuns de figurinhas, cartões telefônicos, revistas em quadrinhos, tazos (aqueles pequenos discos que vinham dentro dos salgadinhos da marca Elma Chips), etc. Com o amadurecimento, alguns passam a achar bobagem, mas claro, isso é só questão de opinião.

Pessoalmente, acho que o ato de colecionar é algo muito gostoso e o mais legal de tudo isso, é que não importa o que você colecione, se for algo que goste, será algo satisfatório. Desde de selos (já ví uns muito bonitos e caros) e papéis para carta, até mesmo esculturas ou carros, as coleções pelo mundo afora variam muito de acordo com o gosto e poder aquisitivos de seus donos.

Minha querida coleção de Figuras! 

Daqui para frente vamos falar um pouco da minha coleção: figuras e em segundo plano, tenho alguns mangás também.

Há não tanto tempo assim, em meados de 2011, eu passei efetivamente a comprar mangás, foi neste período que eu comecei a acompanhar animes regularmente (embora antes já assistisse, esporadicamente). Aliás, foi neste mesmo ano que este blog foi criado, em maio.

Em fevereiro de 2012 adquiri minha primeira figura, uma prize da personagem Kaname Madoka, a qual na época fiz questão de postar as fotos aqui no blog, pois estava muito feliz com ela. Ao longo do mesmo ano comprei outras figuras, como os action-figure das gêmeas Futami Ami e Mami e até mesmo uma figura da minha adorada Homura-chan, uma prize da Banpresto.

Mas talvez eu ainda não pudesse afirmar que colecionava. Tomo como pontapé inicial e afirmo que minha coleção só começou quando recebi minha primeira figura em escala (dezembro de 2012), a Kisaragi Chihaya feita pela marca MegaHouse. No mês seguinte vieram a Shiki, e depois os Nendoroids Petit da TYPE-MOON, daí em diante não parei mais, minha coleção começou a crescer rapidamente e tomar o espaço dos mangás, que antes ficavam nas prateleiras e passaram a ficar guardados em caixas de papelão. Atualmente (26 de fevereiro, 2014) tenho 79 peças entre tradings, prizes, actions e escalas.



Não reparem muito no desnível das prateleiras da parte superior.
Compramos suportes diferentes por engano, então terminaram ficando erradas!

As miniaturas do Snoopy não contam hein! rsrs!

Acima são as fotos de como eram as prateleiras no meu quarto. Como as figuras ficavam pouco visíveis nas prateleiras superiores, eu somente guardava lá algumas ainda nas caixas e deixava boa parte exposta nas prateleiras de baixo. Tem um cubo na outra parede, aonde cabem mais algumas. Como eu não gosto de deixar as figuras muito juntas, já não tinha muito mais espaço para expor/guardar as que chegarão futuramente, precisava urgentemente de uma alternativa. 

Então já fazia um tempo que estava a procura de um móvel para expor minhas figuras de maneira mais adequada, pois deixar elas expostas nas prateleiras sem proteção fazia com que acumulassem poeira e eu tinhas que limpá-las regularmente, algo que dá trabalho e demanda um bom tempo dependendo da quantidade delas que você possua. 

Falando em limpeza, a maneira de limpar as figuras muda de dono para dono, conheço gente que mergulha na água e lava, enquanto outras não encostam um pingo nelas. Eu limpo a poeira com um pincel de maquiagem do tipo Fan (que claro, não é usado para maquiagem depois) ou com um espanador ser for muita. Uso hastes flexíveis de plástico com algodões em suas pontas (vulgo Cotonete) umedecidas, para limpar os pontinhos pretos/marrons que aparecem de tempos em tempos (que devem ser cocô de muriçoca/pernilongos) e papel toalha para enxugar.


Depois de fazer alguns orçamentos para encomendar uma estante, eu estava um pouco desanimada com os preços que eram sempre muito altos. A cristaleira nas fotos acima e ao início desta postagem, custou um total de R$790,00. Passei uma tarde limpando e transferindo as figuras que agora ficam na sala e os mangás tiveram seu lugar de volta (por enquanto, pois acho que aos poucos voltarão para as caixas, se é que entendem). 



Minha coleção de mangás é modesta comparada a de outras pessoas, mas eu gosto dela. Segundo minha conta (se eu estiver certa) são cerca de 206 volumes. Alguns estão em saquinhos, que eu já mostrei aqui no blog quais são, mas outros tirei deles para reler algo e tive preguiça de colocar de novo. hahaha! 

Abaixo seguem algumas fotos mais detalhadas da minha coleção de figuras, algumas delas ainda ficaram no cubo do quarto. Para quem quiser saber, as lâmpadas são luminárias LED, são presas com um tipo de adesivo que já vem nas mesmas, eu usei 4 no total, custaram cerca de R$13,00 cada. No futuro pretendo mandar instalar spots ligados direto no energia elétrica.








Esse artbook de 10 anos de aniversário da TYPE-MOON é lindo! (*__*)

Aproveitei para guardar as caixas das Figmas na gaveta de baixo, couberam direitinho. Colecionador de figuras é assim, enfia caixa em todo canto que tem espaço, em cima do guarda-roupas nem se fala.


Para quem coleciona Figmas (ou outras figuras articuladas de tamanho pequeno tipo S.H.Figuarts, Revoltech, Nendoroid, Chibi-Arts, etc), que tem muitas pecinhas intercambiáveis fáceis de perder, deixo um dica. Eu guardo as minhas num tipo de porta treco, na verdade, esse meu é um porta ferramentas, um pouco maior do que os geralmente usados para linhas ou miçangas, e suas divisórias saem, então é ideal se você tiver alguma peça maior, como por exemplo a arma da Figma da Black Rock Shooter (que pode ser vista na foto abaixo).

Outra coisa legal é usar etiquetas adesivas para colocar o nome de cada personagem em cima da tampa, assim fica fácil de achar aonde está o quê quando queremos mudar as peças para fazer poses diferentes.




Finalizando a postagem: se alguém leu até o final, é porque tem um mínimo de interesse nesse tipo de coisa. Não é? Colecionar figuras é maravilhoso, não é tão barato, por isso pode não ser acessível para todos, mas existem algumas figuras mais simples, podem ir comprando aos poucos. 

Os preços variam muito dependendo da classificação e das várias marcas (ainda tem o caso das taxas que as vezes custam quase o preço da própria peça), por isso aviso: sempre é bom desconfiar de preços muito abaixo da média. É comum ver falsificações tanto em sites internacionais quanto em boa parte das lojas que vemos aqui no Brasil. É preciso cautela! 

No início é normal tentar conseguir as peças lançadas antes de você começar a colecionar (tento até hoje) ou algumas que deixou passar por não poder comprar no momento. Porém é preciso estabelecer um ritmo de compra, por que espaço não é tão fácil de conseguir como construir casas em The Sims e dinheiro não dá nas árvores! 

Espero que tenham gostado de ver um pouco da minha coleção! Quem quiser pode me adicionar no MyFigureCollection. o/

Eu também vendo algumas figuras, então quem quiser pode dar uma olhada na página Ninha Paz Store no Facebook e entrar em contato por lá caso tenha interesse em algo. 


8 comentários:

  1. Saudações


    Parece que a nobre Bruna tem uma coleção de grande respeito. Isto é muito bom e vejo a ação com muito respeito.
    Com a maior sinceridade do mundo digo: minha coleção de figures é modesta demais, porém singela.

    Quanto ao que tu falou sobre a arte de colecionar: concordo totalmente contigo, nobre. É uma ação muito fabulosa esta, tendo até um ganho cultural junto (o que deixa tudo ainda mais valioso).^^

    Muito bom o seu trabalho, nobre.
    E lhe parabenizo por sua coleção.


    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlírio,

      É como eu disse, não importa muito o que é, ou o tamanho, contato que a pessoa ame o que está colecionando, sempre é muito válido. É muito gostoso ir acrescentando itens, trocando outros, e a coleção vai ficando a sua cara!

      Excluir
  2. O que o meu gato está fazendo na sua cristaleira!?

    Brincadeira besta a parte, impressionante como você conseguiu criar uma coleção tão grande em tão pouco tempo. Impressionante também o seu afinco e dedicação em colecionar.

    Colecionar, qualquer coisa que seja, é um hobby muito legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá will_cav,

      Que bom que gostou da minha coleção.

      Sim, foi rápido mesmo, mas o tempo passa que agente nem percebe neah! Quando é algo que agente gosta, fazemos rapidinho. kkk! Eu mesmo em espanto quando para para pensar e vejo esses números, parece que faz um eternidade que elas estão comigo. rsrs!

      Excluir
  3. Sugoi Onee-san!!! Que incrível coleção a sua! K-On! reinando como sempre. (Cade a Mugi-chan!?!?) Sério, muito lindas suas figures, a da Asuna e a da Makise Kurisu foi tipo fecha. Uma flechada no meu coração que cheguei cair da cadeira. Me apaixonei pelas duas! Fora seu capricho com sua coleção, tudo sempre muito bem feito e organizado, como o esperado de você.

    Tazos, tazos, tazos!! Nossa, bons tempos que eu só comprava Fandangos para poder te-los. Colecionar é muito legal. Eu alem de tazos, eu colecionava as cartas de Pokémon, mas a única loja que vendia aqui na minha cidade fechou ai eu tenho meu deck lá guardadinho. Atualmente o que eu posso dizer que coleciono são mangás, coisa ínfima, cerca de 50. Mas sempre que posso, vou comprando! Eu tenho vontade de colecionar, ou pelo menos de ter algumas figures que me agradam, mas como você falou, é algo meio caro. Ainda mais para mim que não trabalho ainda. (O meu último salario, eu tinha reservado para comprar uma pelo menos não tão cara, MAS AI apareceu meu 3DS e já se sabe o resultado né? kkk) Fora que seu eu pedisse dinheiro pros meus pais para comprar figures, eles não me dariam. Já um certo sacrifício conseguir algo pros mangás! (hehe) Mas no futuro terei algumas com certeza para poder expor aqui em casa. (Por que não dá para digitar motherlode por aqui em? kkkk *Entendedores entenderão!*)

    Um dia ainda vou ai ver pessoalmente em Onee-san, me aguarde! Verdade, não posso me esquecer da sua franquia, vou ver como está meu orçamento esse mês! (hehe) E uma última coisa, LOL existe um site de figures! (*O*) Deveria ser meio previsível MAS não sei por que fiquei bem impressionado. (Ai ai, eu e meu subconsciente doido!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yo Renan-kun! o/

      K-ON! sempre neah! Meu eterno amor, na verdade. Dessa coleção com a camisa HTT, a SEGA só fez a Yui, depois a Mio e por último a Azusa. Não fizeram a Ritsu e a Mugi-chan, eu comprei elas de uniforme, de outra marca (Banpresto) para o grupo, mas não gostei do rosto da Mugi, então vendi, e a Ritsu está no quarto da minha irmã mais velha. Essa duas pretendo pegar da Alter, mais pra frente, estou esperando uma folga financeira, pois as da Alter custam pelo menos 5x mais caras que essas prizes da SEGA e da Banpresto.

      Bom, mangas agente começa com pouco mesmo (na verdade, com tudo), depois vai aumentando, no meu caso, eu comprei cerca de 4 ou 5 coleções mais antigas e completas (de pessoas que colecionavam antes) desde que comecei a colecionar, além das que acompanho mensalmente, o que fez o número crescer rapidamente.

      Já tem meu endereço neah! Quando for aparecer, avisa! hahahahaha!

      Excluir
    2. 5 vezes!! A qualidade entre elas é tão grande assim?? Eu sei que se ama K-On! e eu a Mugi-chan! (Não que eu não goste das outras personagens, pelo contrario, mas a Mugi tem um lugarzinho especial! ^^)

      A minha sorte é que quando eu comecei a comprar mangás, a Panini começou a lançar Sora no Otoshimono. Não preciso mais falar nada né?! Sempre esperando o dia certinho junto ao site para poder comprar e ler. Fora as outras séries boas que estamos lendo. Freezing é uma delas. Por falar em Freezing, não falamos sobre a um bem tempo! Você já está em qual volume Onee-san?

      Qualquer dia desses ainda vai bater um menino meio feinho de Teresópolis para tomar um café e bater um bom papo. (hehehe ^.~)

      Excluir
  4. Ameeei sua coleção, parabéns de verdade Ninha-Sama! ^.^
    Gostaria de lhe perguntar por que nunk mais postou no blog? Perdeu o interesse? Conheci teu blog a pouco tempo, adorei!
    Beijinhos de luz :~

    ResponderExcluir

"Hazukashii Serifu Kinshi!" ~
"Comentários Embaraçosos Estão Proibidos!"
[Aika S. Granzchesta - Aria Series]

Educação não se limita ao dia a dia apenas com as pessoas que nós conhecemos, na internet também se deve ter cuidado!

Serão apagados todos os comentários considerados pejorativos ou irrelevantes. Então comportem-se crianças e os crescidinhos também!