Na época de estiagem do hemisfério norte, principalmente nas primeiras horas da noite, pode-se ver com destaque o brilho intenso de três estrelas. São elas "Vega (Alfa de Lira)", "Altair (Alfa de Águia)" e Deneb (alfa de Cisne)". Juntando os traços imaginários, podemos formar a constelação que conhecemos com "Triângulo de Verão" (você já deve ter ouvido falar disto).
Conta a lenda, que morava perto da via-láctea uma linda princesa chamada Orihime (Princesa Tecelã, representada pela estrela Vega), certo dia, seu pai, Tentei-sama (o Senhor Celestial) lhe apresentou a um rapaz que achava ser o ideal para ela, ele se chamava Kengyu (Pastor do Gado, representado pela estrela Altair / também nomeado de Hikoboshi).
Esse dois se apaixonaram profundamente. A partir de então, a vida de ambos girava apenas em torno do belo romance, deixando de lado suas tarefas e obrigações diárias. Indignado com a falta de responsabilidade do jovem casal, o pai de Orihime decidiu separar os dois, agora eles iriam morar em lados opostos da via-láctea.
Essa separação trouxe muito sofrimento e tristeza para Orihime (e certamente para Kengyu também). Sentindo pena da filha, Tentei-sama decidiu permitir que o casal se reencontrasse, no entanto, elas só poderiam se ver uma vez ao ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, mas para isso ser possível, nesta data, eles teriam de realizar todos os desejos vindos da Terra.
Uma coisa interessante, é que de fato, essas duas estrelas, Altair e Vega, realmente só podem ser vistas juntas uma vez ao ano, justamente nesta data: 07 de Julho (o sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar), daí a data de comemoração do Festival Tanabata.
Sobre os desejos: é por isso que se escreve no chamado Tanzaku (um pequeno pedaço de papel aonde se escreve o desejo e se pendura na árvore de bambu), porque acredita-se que seu pedido vai ser realizado.
No Tanabata também é costume se utilizar as Yukatas: um tipo mais casual de quimono, geralmente usado em épocas mais quentes como o verão, por isso não tem forro por dentro. - Tendo em mente que Yukatas são usadas em vários festivais, não somente neste.
Para falar a verdade, aqui no blog, eu já tinha feito um post fora de época falando sobre o Tanabata, Triângulo de Verão, Altair, Vega… No tempo do post anterior, não era Tanabata, eu apenas estava com vontade de falar do assunto no momento, por isso mesmo o nome do post foi: Paixão Proibida + Hoje Não é Tanabata + Triângulo de Verão! – Como hoje é a data certa e eu não queria deixar passar em branco, deixei aqui um resumo.
T^T eu até sabia do Tanabata mas não tinha nenhuma árvore de bambu aqui , T^T droga , eu pendurei meu pedido num árvore comum mesmo XD , tomara que de certo, (sim eu sei Tanabata é só uma lenda mas eu acredito , eu acho tão kawaii)
ResponderExcluir