sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Tsundere x Yandere – Yangire, Kuudere e Dandere também?!

Bruna-sensei entra em ação novamente. kkk! Resolvi fazer esse post como uma extenção explicativa (e algo mais) para quem ficou com alguma dúvida sobre um post anterior, Tsundere Favorito! Não vou criar outro marcador para isso, essa postagem também vai ficar na parte “Aprendendo Japonês”. Então vou tentar ser clara:

TSUNDERE: Entre os listados aqui, este é o mais comum entre o meio otaku. É a junção dos termos, “Tsuntsun” de “indiferente / não-amigável”, e “Deredere” de “amoroso / gentil”. É uma personalidade inicialmente agressiva que com o tempo se altera com uma outra mais amável, sempre nessa troca. É o contrário de “Yandere”. Os personagens com tal personalidade na grande maioria fazem muito sucesso entre o público (embora tenham pessoas que odeiem), entre eles estão exemplos como as adoradas Suzumiya Haruhi (Suzumiya Haruhi no Yuuutsu), Louise de la Vallière (Zero no Tsukaima), Shana (Shakugan no Shana), Aisaka Taiga (Toradora!), fora as já citados no post Tsundere Favorito!

DSC03616
Foto Acima: mangá Maid-sama (edição brasileira pela Panini), volume 03, página 103, conversa referente a personagem Ayuzawa Mizaki.

Foto Abaixo: Tohsaka Rin (Fate / Stay Night)


168-tsundere
YANDERE: O antônimo de “Tsundere”, junção dos termos “Yanderu” de “estar doente (referindo-se a emocionalmente / mentalmente)”, e novamente o “Deredere” de “amoroso / gentil”. Esta personalidade se mostra inicialmente como uma pessoa gentil e amável mas que vem a torna-se violênta ou mesmo pisótica chegando até a vontade de matar. É obsessão romântica! Temos como exemplos famosos: Fuyou Kaede (Shuffle!), Katsura Kotonoha (School Days), Ryuuguu Rena (Higurashi no Nako Koro Ni), Gasai Yuno (Mirai Niki), etc.

YANDERE
Tsundere x Yandere = Louise de la Vallière (Zero no Tsukaima) x Princess Euphemia (Code Geass) – Em Poucas Palavras!

0efa0202e89d141aa1a58acfb1315bc11287806229_full
A seguir temos os termos menos usados:

YANGIRE: A fim de caracterizar personagens que também possuem o traço “Yanderu” de “estar doente”, mas diferente do “Yandere”, este não possui a característica “deredere” referente ao amor, no lugar desta tem a característica “Kiru / Giru”, referente a “cortar / pedaço / fatia”. A grande diferença está em que o Yandere está doente de amor, e o Yangire está só doente psicologicamente falando. Teve origem no anime Magical Girl Lyrical Nanoha StrikerS e é usado para descrever personagens que não demonstram afeto nem humanidade, aqueles que colocam para fora e descaregam toda sua raiva, ciúme, inveja e recentimentos sem dó nenhuma. Exemplo: Ivan Braginsky / Russia (Hetalia World Series)

KUUDERE: É referente a personagens frios, sínicos, que tentam não demostrar emoções, mas isso é só na aparência, na verdade esse personagens são cativantes, amáveis, que gostam de estar perto e cuidar do outros, no entanto eles simplesmente não demostram. E agora você se pergunta: – Não é a mesma coisa que o “tsundere”? Não! A grande (ou não tão grande assim!), diferença, é que o “tsundere” está sempre dando esses deslizes e revelando a verdadeira personalidade, fica alterando constantemente, “não-amigável x amigável” e de novo “não-amigável x amigável”. Enquanto o “KUUDERE” raramente demostra sua personalidade. Temos de exemplo: C.C. (Code Geass) e Lucy (Elfen Lied).

Obs: Eu não tenho certeza da parte do “KUU”, mas acho que é referende ao modo como o japonês fala a palavra “Cold (de frio / indiferente)”, eles pronunciam algo como “Kuurudo”, mas essa é apenas a minha teoria, já que eu não achei nada confirmando, mas pelo menos faz sentido. E quanto a segunda parte, temos novamente o "DERE” de “deredere”, referente a “amoroso / gentil”.

lucy01

DANDERE: Com DAN de “Danmari” referente “silencioso ou até mesmo tímido”, e DERE mais uma vez de “Deredere” refente a “amoroso / gentil”. O “DANDERE” é usado para descrever personagens inicialmente calmos (ou anti-sociais) mas que depois se mostram mais amáveis e legais. Sem discurção, maior exemplo a ser dado: “Nagato Yuki”, principalmente no filme “Suzumiya Haruhi no Shoushitsu”, também é exemplo Kannagi Noel (Sora no Woto).

Fim! \o/ Deu um trabalhinho escrever isso tudo hein! ^^
É isso pessoal, espero que aproveitem as informações. Até! 

11 comentários:

  1. parabéns, ajudou muito... uns 3 ai eu naum conhecia. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que foi de ajuda para alguém. ¬¬'
      Obrigada por visitar o blog, até! ^^

      Excluir
  2. Obrigaada,sabia apenas sobre o tsundere kkk Agora descobri q minha personalidade é bem complicada, é uma mistura da maioria delas rsrs Tbm queria parabenizar, o blog é demais *u* Arigatoou \o/

    ResponderExcluir
  3. Pode tirar uma dúvida minha? A Rosemary(Ashita no Nadja) é uma Yandere ou Yangire?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, desculpe minha demora em responder, Ashita no Nadja é um anime que pretendo ver, mas ainda não arranjei um tempinho para ele, então não posso te ajudar muito.

      Mas vc que assistiu deve prestar atenção na diferença dessas duas, Yandere e Yangire. Se as ações malignas (isso soou engraçado) da personagens são movidas por algum motivo romântico, deve ser Yandere, se ela simplesmente for uma pessoa agressiva e obcecada a ponto de fazer coisas erradas (se é que me entende), por outros motivos normalmente impensáveis, ela deve Yangire.

      Excluir
  4. O seu texto me tirou muitas dúvidas sobre estas personalidades repetidas em tantos animes. Gostei do seu estilo de escrever, ele é informativo e simples e bem humorado ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  5. divaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, tiro todas as minha dúvidas :>, me diz uma coisa...................como se faz blog??????

    ResponderExcluir

"Hazukashii Serifu Kinshi!" ~
"Comentários Embaraçosos Estão Proibidos!"
[Aika S. Granzchesta - Aria Series]

Educação não se limita ao dia a dia apenas com as pessoas que nós conhecemos, na internet também se deve ter cuidado!

Serão apagados todos os comentários considerados pejorativos ou irrelevantes. Então comportem-se crianças e os crescidinhos também!