domingo, 3 de fevereiro de 2013

Mangá "Another" pela JBC em fevereiro.

Provavelmente quem for ler essa postagem já deve ter ouvido falar nessa notícia, afinal, sei que estou alguns dias atrasadas com ela. Mas achei justo falar um pouquinho aqui no blog, então eis-me aqui dando uma palavrinha sobre o novo mangá que a JBC vai começar a lançar a partir deste mês de fevereiro em periodicidade mensal: Another.

O novel de mistério, terror e thriller que tem história de Ayatsuji Yukito foi publicado periodicamente na revista Yasai Jidai entre setembro de 2006 e maio de 2009, depois foi lançado completo em um volume único de 677 páginas no mês de outubro do mesmo ano pela Kadokawa Shoten. - Posteriormente, em 2010, a história ganhou uma adaptação para mangá com arte de Kiyohara Hiro, os 20 capítulos foram serializados pela Young Ace, finalizando num total de 4 volumes. Sendo esta última obra a que vai ser trazida ao Brasil pela editora JBC.

Another tem uma série animada que foi ao ar entre dezembro de 2011 e março de 2012, com um total de 12 episódios + um OVA (Another: The Other - Inga). Em agosto do ano passado (2012) também foi lançado um filme live-action.

Capa do volume 01 da edição brasileira pela JBC.

Sinopse disponibilizada pela JBC: "Tudo começa com uma historia contada pelos alunos do Colégio Yomita: há 26 anos, havia um aluno chamado Misaki que, desde o primeiro ano, era uma pessoa querida por todos ao seu redor, bom aluno e ótimo atleta. Mas no terceiro ano ele caiu na turma 3-3 e perdeu a vida em um acidente.

Os colegas de Misaki, sem saberem como lidar com a morte repentina do amigo, decidiram “fingir que Misaki estava vivo”. Porém, no dia da formatura… na hora que a foto da turma 3-3 reunida foi revelada, Misaki estava presente. Foi aí que tudo começou.

Agora, o recém transferido Koichi, terá que descobrir quem é a misteriosa aluna de tapa-olho e o que se esconde por trás dessa história toda em uma trama envolvente e com grandes reviravoltas."

Se falando da estrutura física da edição nacional, o mangá terá cerca de 190 páginas + 4 páginas coloridas em cada edição. A capa terá o acabamento fosco e embalagem plástica, a parte interna da capa também será impressa em cores. O formato será 13,5 x 20,5 cm e teremos de pagar o valor de R$ 13,90 por cada uma dos 4 volumes. Sem esquecer das páginas normais, o papel será o brite de 52g. 

Os mangás da JBC não seguem mais um padrão de impressão, os materiais escolhidos mudam dependendo do título. Um dos primeiros mangás em que a JBC passou a usar o Brite 52g foi o volume 09 de Rosario + Vampire Ano 2, uma coleção que eu compro (aonde consequentemente também teve um aumento do valor em R$1,00 por volume). A editora fez um reboliço falando que agora o papel é melhor, mas sinceramente, não vejo diferença significativa nas páginas do vol.09 para os anteriores da mesma coleção. - Venhamos e convenhamos, se é para pagar R$13,90 por uma mangá com folhas em papel jornal (sim, o brite ainda é o tradicional jornal, só que um "pouco" mais espesso), eu preferiria que aumentassem um pouco para R$14,90 e fizessem com páginas em papel off-set branco como a recente edição especial de "Cardcaptor Sakura" que ainda está em lançamento, ainda mais pelo fato de Another ter só 4 volumes. Nisso eu apoio a editora New POP que já passou a lançar boa parte das obras em off-set (acho que já disse isso aqui no blog), pena ser uma editora tão instável no quesito datas. 

Então é isso pessoal, essa foi uma pequena geral sobre Another. Eu vou comprar, alguém vai também? Sei que não tem muito a ver com o mangá, mas vou deixar um vídeo da abertura do anime logo abaixo. Sei que tem gente que não curte, mas eu gosto dos temas de animes com performance por ALI PROJECT! :D


[EDIT] ----------------------------

Fazendo uma pequena edição na postagem para adicionar um vídeo que achei relevante ao assunto tratado aqui. Nele podemos ver Cassius Medauar, o gerente de conteúdos da JBC, falando um pouquinho os primeiros lançamentos da editora em 2013: Burn-up Excess & W, Diário do Futuro - Mirai Nikki, Another e Level E.


9 comentários:

  1. bem, eu posso não ser fão de carteirinha da série animada, mas acho que comprarei o mangá, são apenas quatro edições, e eu quero testar se a série não funciona melhor comigo em papel. É muito comum algumas ideias funcionarem melhor em mangá/livro, que em filme/anime...

    Mas concordo, poderiam passar a publicar em off set, e acredito que uma editora grande como a JBC poderia fazer isso sem muitos custos adicionais. Sinceramente, editoras grandes como a Panini podem conseguir acordos nesses pontos que fariam muita diferença, mas o problema é a falta de retor no. Nenhuma editora vai investir muito nisso se não tiverem a certeza de que terão retorno, é óbvio. De que adianta eles conseguirem baratear o custo da produção para reduzir o preço, se no fim não lucrarem? Se houver um aumento na procura por mangás, nossas críticas serão mais relevantes, por agora, eles não farão muito para melhorar. Não que eu apoie essa atitude, eles poderiam fazer em melhor qualidade se quisessem, mas não farão, simples assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Permita-me discordar de você, nobre Fellipe.
      Não é questão de podem e não podem, é questão de foco em público "x" da editora, o que está bem claro para mim.

      É bem verdade que trabalhar como a Ninha Paz comentou no post seria ótimo, mas se partir da quantidade de edições que o mangá possui, somado ao custo de publicação da obra (licenciamento), sinceramente não seria viável. Nem para a JBC nem para nenhuma outra editora.

      A Panini poderia trabalhar diferente, mas não no Brasil, já que o foco da mesma com obras para nosso País é diferenciado do foco que a mesma tem na Itália, por exemplo.

      Enfim, é chato dizer isto, mas é a realidade.

      Ainda assim, comprarei o mangá pelas razões que já deixei em evidência no meu comentário mais abaixo.


      Até mais!

      Excluir
    2. Sim, foi isso que eu tentei dizer no meu comentário, mas acabei me atrapalhando. O foco das editoras não é esse, e nem temos um público tão grande assim para mangás aqui, infelizmente, para validar um investimento desse porte por parte delas.

      Excluir
    3. Bom, sobre isso gente, eu acho sim que seria viável, e acho que isso seria mais fácil ainda em Another, que tem poucas edições, o papel off-set não seria um aumento tão grande no custo, esse que obviamente seria repassado ao público, então não haveria prejuízo algum para as gráficas e editoras.

      Isso cai justamento no ponto de alternância de valores, que foi mais um esclarecimento e não um crítica por minha parte, desculpem se soou assim diferente disso. Claro que o público de mangás aqui não é assim tão grande e fiel, mas visto que Another foi uma série animada que apesar das críticas foi "muito bem aceito" no Brasil a ponto de eu ver pessoas que nem são ligadas assim em animes falando, tenho certeza que será um lançamento que sumirá das prateleiras muito rapidamente.

      Então ainda no ponto de alternância de valores de acordo com título, acho que seria válido. Frente ao prazer em se ler um mangá com páginas branquinhas o aumento de R$01,00 no valor final não é nada, se é para pagar caro (porque independente das páginas coloridas ou do acabamento de capa, R$13,90 é caro pra uma mangá com folhas de papel jornal) que façam logo direito, esse é meu ponto. Entende? Muita gente fica reclamando, mas sejamos realistas, sei que tem gente como eu que acompanha vários títulos, mas o aumento R$01,00 não vai matar ninguém, ainda mais para aqueles que preferem ter o mangá em mãos do que ler online. Pensem nisso, as pessoas gastam muito mais com coisas menos triviais e não reclamam nada, a realidade é que parte do público que lê mangás aqui é simplesmente mesquinho.


      Excluir
    4. Ninha, um adendo ao meu comentário. Desde que o Medauar entrou na JBC a editora tem feito bastante, e ele certamente tem sua parcela de responsabilidade nisso, não? Bem, por agora, acho que eles estão fazendo o que podem, mas já foi uma boa melhora, e eu estou satisfeito com os mangás que comprei.

      Mas você reparou que no vídeo, ao apresentar os lançamentos, entram flashs dos mesmos? Aos 3;40 aparece um flash da Mei enquanto ele fala de Another, e aos 4:58 aparece um flash de um personagem de Level E. Parece até aquelas montagens que fazem para parecer que tem um fantasma no vídeo, ficou legal...

      Excluir
  2. Saudações


    Não reclamo muito, Ninha Paz. A própria JBC já tinha deixado claro ao público, durante a FestComix'2012 em São Paulo, que iria trabalhar com uma alternância de valores, sendo que as mesmas iriam variar de acordo com o título
    à venda.

    Creio eu que esta determinação visa buscar quem compra "por ter" ou quem adquire "para colecionar". Posso até estar muito errado, mas com uma coletânea de apenas quatro volumes, a JBC não iria fazer o mesmo trabalho que tem feito com Rurouni Kenshin ou Card Captor Sakura por razões que são, honestamente, bem óbvias.

    Entretanto, ainda assim Another não deverá deixar à desejar. Não leio mangás online, mas muitos que fazem isto já me disseram que a obra em mangá é bem superior ao anime e, partindo da ideia de que são apenas quatro volumes, então a aquisição é bem certa de minha parte.

    Só tenho minhas dúvidas quanto à Level E, que será também publicado pela JBC (viste sobre isto, nobre ninha Paz?). Mas à rigor, Another é compra certa para mim.


    Até mais, amiga Ninha Paz.^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlírio, não acho que se trata de ter "o mesmo trabalho feito com Rurouni Kenshi ou Card Captor Sakura", porque na realidade não seria nenhum trabalho a mais, afinal não estamos falando em mudanças de acabamento nas capa ou nas páginas coloridas. A mudança do papel em que o corpo principal do mangá vai ser impresso só acarreta um pequeno aumento financeiro que como eu falei no comentário acima, não prejudicaria nada a eles, já que é todo repassado ao comprador. Realmente não concordo com a JBC ficar usando o papel off-set só para volumes únicos ou edições especiais. Como eu disse no post, é isso que gosto na New POP, mesmo boa parte dos seu lançamentos normais está vindo com folhas off-set 90g, claro que ouve um pequeno aumento no preço, mas isso só me faz muito mais querer adquirir as obras. Exemplo é Red Garden pela New POP, vai ter 4 volumes também, e tem folhas off-set ao valor de R$12,00 por volume. A capa não vai ser assim toda cheia de pompa como a de Another, não tem páginas coloridas, mas se comparadas aos lançamentos regulares da JBC ou Panini, é muito superior e custa R$12,00 cada volume. Entende? Isso mostra que o off-set não é uma coisa assim tão distante, por isso acho que essa desculpa de não ser viável não é muito válida.

      Falando sobre Level E, estou sabendo, ele até é citado num vídeo que acabei de adicionar na postagem, tinha esquecido de colocar ontem, acho que estava meio dormindo quando escrevi isso aqui. Sobre ele, por enquanto não tenho a intensão de comprar, a história não chama muito minha atenção, nem o anime eu vi. Mas quando eu olhar ele na banca talvez mude de ideia, isso já aconteceu antes, mas a princípio, não tenho vontade de adquirir.

      Excluir
    2. Saudações


      Compreendo seu ponto de vista, jovem NinhaPaz. Ainda assim mantenho o meu de que a editora está trabalhando de uma proposta já definida, independente do que podemos achar sobre a mesma...
      Eu gostaria, sinceramente, de poder ser mais participativo nesta área editorial. Entender mais, saber mais, estar mais presente. Mas acho que isto seria uma outra história, correto!?

      Sobre Level E, talvez eu o compre. Muito mais pelo fato de serem apenas três edições do que pela história em si. Mas também não tenho isto bem definido para mim ainda.


      Até mais, jovem NinhaPaz.

      Excluir
  3. Por que?? De novo essa bosta apagou meu comentário!! ( AFSSS!!! )

    Foi só eu terminar de assistir Another, saiu o mangá! Foi meu 6 sentido apitando. ( Ha! ^^ ) Com certeza vou comprar, ainda mais que são só 4 volumes e de acordo com o Carlirio, dizem que o anime é inferior ao mangá então eu tenho que ler mais ainda!

    Eu nem vou comentar muito sobre o tipo de página e tal porque eu gosto dos tipos de página, tanto a off-set quanto a de jornal ( é claro que a off-set tem uma durabilidade maior mas a de jornal acho que deixa mais característico do mangá então não tenho muita preferencia. Para mim, o que vier está bom! ^^ ) Eu só acho que deve haver mudanças nas traduções da JBG. Nesse ponto prefiro a Panini que usam as notas no final das edições e não tentam " abrazileirar " tudo perdendo a originalidade da coisa.

    Eu não sabia que tinha um OVA e um filme da série, mais coisa para lista. ( Essa lista, ela não para, ela não para! )

    ResponderExcluir

"Hazukashii Serifu Kinshi!" ~
"Comentários Embaraçosos Estão Proibidos!"
[Aika S. Granzchesta - Aria Series]

Educação não se limita ao dia a dia apenas com as pessoas que nós conhecemos, na internet também se deve ter cuidado!

Serão apagados todos os comentários considerados pejorativos ou irrelevantes. Então comportem-se crianças e os crescidinhos também!