segunda-feira, 16 de abril de 2012

Paixão Proibida + Hoje Não é Tanabata + Triângulo de Verão!

Hai hai Minna-sama! Desculpem por eu não estar postando nada de interessante ultimamente, ando meio (muito) ocupada, então deixo agora um post que eu escrevi faz um bom tempo (estava salvo nos rascunhos do blog), mas não tinha postado antes, então acho que agora é uma boa hora para isso. E como o próprio título da postagem diz, o Tanabata não é hoje!

Triângulo de verão... !!! Você já ouviu falar nisso não é? 
Pois bem, estava assistindo "Aquarion Evol" quando notei que eles sempre falam de "Altair e Vega". Aí eu me lembrei de como eu gosto do conto dessas estrelas. Mesmo que não prestemos atenção, nós sempre ouvimos falar do "triângulo de verão" em outros animes. Acho que a primeira vez que fui pesquisar sobre isso foi há uns dois anos atrás, quando escutei a música "Kimi no Shiranai Monogatar" (por SuperCell), tema de encerramento da série "Bakemonogatari", que na época ainda estava no ar. Então vamos falar um pouco sobre isso.



Na época de estiagem do hemisfério norte, principalmente nas primeiras horas da noite, pode-se ver com destaque o brilho intenso de três estrelas. São elas "Vega (Alfa de Lira)", "Altair (Alfa de Águia)" e Deneb (alfa de Cisne)". Juntando os traços imaginários, podemos formar a "constelação" que conhecemos com "Triângulo de Verão".

Tanzaku em Bambu!
Mas pulando essa história de vértices, luminosidade, magnitude, etc. Com uma ajudinha da Wikipedia, vamos a parte que eu gosto, o conto de Altair e Vega. Só para lembrar, esse é o conto que deu origem ao Festival Tabanata que acontece na sétima noite do sétimo mês de todos os anos (07/07/XX) no Japão e em outros lugares como na praça da Liberdade em São Paulo também. Nas ruas são colocados enfeites em formato de estrela, as pessoas vestem suas Yukatas, escrevem seus desejos nas tirinhas de papel (Tanzaku) para pendurar nos bambus, etc.



- Bom, voltando ao assunto do casal, diz a lenda, que morava perto da via-láctea uma linda princesa chamada Orihime ("Princesa Tecelã", representada pela estrela "Vega"), certo dia, seu pai, Tentei-sama (o "Senhor Celestial) lhe apresentou a um rapaz que achava ser o ideal para ela, ele se chamava Kengyu ("Pastor do Gado", representado pela estrela "Altair" / também nomeado de Hikoboshi).

Orihime e Kengyu

Os dois se apaixonaram profundamente. A partir de então, a vida de ambos girava apenas em torno do belo romance, deixando de lado suas tarefas e obrigações diárias. Indignado com a falta de responsabilidade do jovem casal, o pai de Orihime decidiu separar os dois, agora eles iriam morar em lados opostos da via-láctea.

Essa separação trouxe muito sofrimento e tristeza para Orihime (e certamente para Kengyu também). Sentindo pena da filha, Tentei-sama decidiu permitir que o casal se reencontrasse, no entanto, elas só poderiam se ver uma vez ao ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar (daí a data de comemoração do Tanabata), mas para isso ser possível, nesta data, eles teriam de realizar todos os desejos vindos da Terra (por isso se escreve no Tanzaku).

Não é lindo como na mitologia japonesa eles dois são representados justamente por duas estrelas que se situam em lados opostos da galáxia e que de verdade, só se pode ver essas estrelas juntas (Altair e Vega) uma vez ao ano?! Perfeito! Perfeito! Amo esse conto! Na verdade, eu gosto de mitologia no geral, não só essa, também da grega, da nórdica, etc.

3 comentários:

  1. Nossa, que lindo *o*
    Nunca tinha ouvido falar, arigatou NinhaPaz
    Seria isto aquele festival de verão que acontece em quase todo anime?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hai hai! Isso mesmo Anna-chan, este é um dos festivais mais tradicionais do Japão, e sim, passa muito nos animes, geralmente nas férias escolares de verão! ^^

      Excluir
  2. Ninha-Sama....seus conhecimentos sobre a mitologia e cultura japonesa me deixam intrigado em saber mais também...(sei bastante mas para um otaku como eu bastante nunca é o bastante)
    ADORO!! muito do Japão e toda sua cultura,historia e lendas ....tudo que se envolve ao o Japão me deixa fixado e sempre tento aprender tudo sobre o povo a o qual não pertenço mais que o meu coração e o meu amor pertence a eles...JAPAN I LOVE YOU!!!

    ResponderExcluir

"Hazukashii Serifu Kinshi!" ~
"Comentários Embaraçosos Estão Proibidos!"
[Aika S. Granzchesta - Aria Series]

Educação não se limita ao dia a dia apenas com as pessoas que nós conhecemos, na internet também se deve ter cuidado!

Serão apagados todos os comentários considerados pejorativos ou irrelevantes. Então comportem-se crianças e os crescidinhos também!